Com certeza muitas vezes você já leu ou ouviu as palavras ‘marca’, ‘logotipo’, ‘identidade visual’, ‘imagem de marca’, ‘imagem corporativa’, entre outras.

Este tópico influencia todos os tipos de empresas, desde profissionais independentes, passando por pequenas e médias empresas até as maiores corporações e queremos dizer porquê.

Mas antes de tudo, o que é uma identidade visual?

Para entendermos melhor de onde vem a identidade visual, é necessário saber que o conceito de marca se refere à imagem percebida pelas pessoas e à resposta emocional que se tem em relação a uma empresa, seus produtos ou serviços.

É um conjunto de ideias, valores, expectativas, histórias e relações interpessoais de uma empresa que, juntas, influenciam a decisão de escolha das pessoas de uma marca em relação à outra.

Pense nos produtos para a sua casa, por exemplo, os de limpeza e alimentação, ou as marcas de roupa que usa para se vestir todos os dias. Por que você os escolhe?

Cada marca tem uma história para contar e a identidade visual torna isso possível.

Estes são os benefícios de uma boa identidade visual

  • Dê valor agregado à sua marca com um design criativo e profissional.
  • Destaque-se e diferencie-se da concorrência, gerando uma lembrança entre seus (possíveis) consumidores.
  • Crie mensagens eficazes e consistentes.
  • Comunique com eficácia os valores da sua marca através do design.
  • Construa laços emocionais com seus clientes que garantam alguma fidelidade no futuro

Bem, agora você sabe o que é identidade visual e porque ela é tão importante, vamos entender um pouco sobre suas estratégias.

Chaves para criar uma identidade visual sólida

Para que uma identidade funcione de forma eficiente, ela deve ser:

Única

O fato de não conseguir se diferenciar da concorrência é uma grande desvantagem, por isso certifique-se de que sua imagem seja diferente, é importante se destacar para ser lembrado.

Conheça o seu público

A estratégia visual realmente começa com a compreensão de quem é o seu público e quem você está tentando atrair. Se você não sabe disso, nada sobre sua marca visual terá importância. 

Lembre-se de que os aspectos visuais de sua marca não são para você, eles são para seus consumidores.

Seja consistente

A identidade visual de uma marca deve representar os valores, missão ou público-alvo da empresa. Perguntas como “qual a posição da marca em relação ao cliente?” ou “até onde a marca deseja ir?” Ajudam a criar uma imagem adaptada à realidade de cada empresa.

Seja adaptável

Essa característica está associada à capacidade de adaptar a identidade visual a qualquer tipo de tamanho e aplicação. De acordo com isso, quanto mais simples for, mais fácil será a aplicação em diferentes mídias: cartões, merchandising, etc.

Alcançar uma identidade visual bem definida nos traz benefícios como:

Personalidade: sua marca possui cores, formas e um tom de mensagem, que evoca certas ideias e sentimentos que vão te dar personalidade própria.

Consistência: o desenvolvimento de uma identidade de marca permite que você crie uma mensagem consistente em todos os materiais de vendas e publicidade. Cada peça deve ter os mesmos estilos básicos e elementos de design.

Lealdade: uma identidade visual eficaz pode ajudar a construir a lealdade e a confiança de seus clientes.

Economia: uma identidade básica bem projetada economizará tempo e dinheiro, pois evita reinventar as peças gráficas continuamente.

Mantenha a identidade da sua marca forte

Uma linguagem visual forte deve sempre refletir sua marca. Esteja você renovando totalmente a identidade de sua marca ou apenas começando, esforce-se para ter consistência e procure maneiras de aplicar um bom design em todos os níveis de sua organização.

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