Aprenda abaixo o que é Persona e como criar uma para sua empresa. Você vai conseguir fazer campanhas melhor direcionadas e ter mais sucesso no seu negócio.

O que é Persona e como definir uma para sua empresa.

By |2019-05-22T15:51:07+00:00janeiro 13th, 2019|Marketing Digital|0 Comments

Aprenda como se diferenciar e fazer conteúdos e campanhas mais assertivas para seu negócio, através da persona.

No marketing digital existem muitos nomes diferentes que damos à estratégias, uma delas é a Persona.

Com a Persona definida do seu negócio, você pode fazer campanhas que irão atingir exatamente o que você quer, fazendo com que economize muito dinheiro alcançando outras pessoas que são irrelevantes.

Além de economizar, você pode gerar um engajamento maior, pois os seus conteúdos irão falar exatamente a mesma linguagem da pessoa que você quer atingir.

Agora está curioso para saber mais sobre o que é persona? Até o final da leitura você irá saber o que é, e como definir a sua.

O que é persona?

A persona, resumidamente, é uma imagem fictícia do perfil ideal de seu cliente. Ou seja, você monta com dados e informações exatamente igual as do seu cliente.

Para isso, você irá realizar uma pesquisa para saber o que o seu cliente faz, qual sua faixa salarial, qual é o seu hobbie, sua idade, e muitas outras informações valiosas que iremos falar um pouco mais abaixo.

É necessário, então, que você conheça detalhadamente para quem está vendendo.

Público-Alvo x Persona

Existe grande diferença entre esses dois. Pode causar confusão na cabeça de muitas pessoas, e é por isso que iremos te explicar!

O público-alvo é a definição da média geral dos seus clientes e de quem você quer atingir.

Ou seja, você tem apenas os dados demográficos (idade e sexo).

Quando se tem somente o público-alvo definido, as campanhas acontecem de forma generalizada.

E  para entender melhor quais são os reais desejos do seu público, as empresas criam as personas.

Esse é um bom exemplo do que é Público Alvo e do que é Persona:

Público Alvo: Mulheres, 35 a 45 anos, casadas, donas de casa.

Persona: Maria, tem 40 anos, é formada em Pedagogia mas atualmente é dona de casa. Tem 3 filhos e adora ir no cinema com eles. Gosta de fazer viagens todos os anos  com sua família e está buscando um serviço que sua empresa oferece.

Entendeu a diferença?

Por que criar uma persona?

É possível, através da persona, você economizar muito dinheiro, tornando cada campanha mais específica, e tendo a certeza de que essa persona irá se identificar e realizar alguma ação que você deseja.

Através da persona também, sua empresa pode entender melhor o cliente e quais as suas reais necessidades, para que você adapte o seu produto ou serviço a ele.

Portanto, se você ainda não criou sua persona, já está na hora de começar e estudar e criar a sua.

Como definir uma persona?

Para criar sua persona, você deve jogar fora toda a opinião pessoal sobre cliente, e começar a incluir fatos e informações analíticas do seu cliente.

Portanto, não use objeções ou palpites rasos para criar a Persona.

Você precisa começar a partir de pesquisas com o seu próprio cliente, realizando certas perguntas.

Tipos de pesquisa

Existem alguns tipos de pesquisas e perguntas a se fazer para criar sua persona.

A pesquisa deve ser quantitativa (Fazendo com o maior número de pessoas, para receber muitas informações), e qualitativa (Com muitas perguntas, para qualificar ainda mais a sua pesquisa).

A primeira, é você entregando uma pesquisa ao seu cliente no final de cada compra, e nessa pesquisa conter as seguintes perguntas:

  • Quantos anos você tem?
  • Qual o seu cargo atual?
  • Qual é a área da sua empresa?
  • Qual é a sua formação acadêmica?
  • Qual é o horário do expediente do seu trabalho?
  • Quais são seus principais objetivos de vida?
  • Quantas pessoas moram junto com você?
  • Qual é a sua visão sobre ser bem sucedido?
  • O que você gosta de fazer aos finais de semana?
  • Quando está com dúvida sobre alguma coisa, onde você procura esclarecer?

São essas e muitas outras perguntas que você julga relevante ao seu negócio, que se deve fazer na hora da pesquisa.

A partir dessas perguntas, você terá diversas respostas diferentes. Elas irão te guiar na melhor forma de tratar seus clientes. Você irá entender como sua empresa pode ajudar a resolver um problema/dor do seu possível cliente ou algum objetivo que ele tenha e que a sua empresa pode ajuda-lo a alcançar, por exemplo.

É necessário agora, que você leia com atenção e entenda quem realmente é o seu cliente. E com isso, fará uma média de todos esses dados para criar sua persona.

Outro tipo de pesquisa é você realizar a partir do seu site ou redes sociais.

O Google Analytics é uma ferramenta fundamental para isso. Pois a partir dele, você consegue extrair quase todos estes dados de visitantes do seu site.

Portanto, vincule o seu site no Google Analytics e espere alguns meses para coletar esses dados de forma mais assertiva.

O mesmo serve para as Redes Sociais, olhar as informações de quem segue sua página, comenta e tem reações importantes as suas publicações.

Bom, agora você já sabe o que é a persona e como montar, então chegou a hora de criar a sua.

Não perca tempo, os seus negócios irão te agradecer muito se você fizer isso HOJE!

Muito obrigado pela leitura. E se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos!

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