Fazer a gestão das redes sociais pode não ser uma tarefa tão fácil quanto parece. É um trabalho que exige dedicação como qualquer outro. Confira aqui as 6 principais dicas para gerenciar as redes sociais de sua empresa.
Quando você pensa em redes sociais, o que te vem à cabeça? Se você acha que são somente redes de entretenimento, é melhor começar a rever seus conceitos.
Hoje em dia, milhões de empresas estão usando essas plataformas como meios de ganhar dinheiro, aumentar o relacionamento com o cliente e ter mais facilidade para o atendimento.
Muitos estudiosos afirmam que as redes sociais são o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) 2.0. Ou seja, é o SAC do século XXI.
As pessoas não precisam mais procurar o número de sua empresa em uma lista telefônica para ligar e solicitar suporte ou pedir alguma informação. Basta apenas um clique que elas já estão em contato direto com sua empresa.
Tudo isso só é possível através de uma boa gestão das redes sociais.
Para não te deixar com nenhuma dúvida, vamos dar aqui 6 dicas de forma prática, sobre como divulgar sua empresa e realizar um trabalho de sucesso nessas mídias.
Conheça seus concorrentes
Antes de começar a criar suas páginas online, a primeira coisa a se fazer é conhecer bem seus concorrentes, talvez até mais do que eles mesmos.
Falando no mundo online, fazer isso se tornou muito mais fácil. Então, não existe motivo para não começar agora.
Para começar a conhecer seus concorrentes diretos, pense no produto ou serviço que você vende. Após isso, pesquise nas principais redes sociais (Facebook, LinkedIn, Instagram) sobre esse produto.
Obviamente você irá encontrar nessa pequena pesquisa algumas empresas que estão usando as redes sociais e que vendem os mesmos produtos que você.
Agora, faça uma lista de todos estes concorrentes e mantenha um monitoramento sempre que possível.
A partir dessa simples pesquisas você já tem uma noção sobre como funciona sua audiência nas redes sociais. Analise dúvidas de clientes respondidas e não respondidas, reclamações, elogios, com quais tipos de posts elas mais interagem, qual linguagem seu concorrente usa para se comunicar com os clientes, frequência de postagem, enfim, mantenha um acompanhamento completo e constante.
Portanto, faça um bom trabalho para manter suas redes sociais sempre acima da média dos seus concorrentes.
O quê, quanto, e em qual horário postar?
Essa é uma dúvida que sempre irá existir, porque não existe uma regra para isso.
Tudo é feito de acordo com o seu objetivo e o seu público alvo. Esse é mais um bom motivo de você conhecer bem quem você quer atingir.
Se você conhece o seu público e sabe que a grande maioria são jovens, por exemplo, você pode fazer mais posts na parte da noite, que é o horário em que eles estão online.
Mas, se você quiser atingir o público um pouco mais velho, poste mais até o horário do almoço.
Lembrando que não é uma regra universal, tudo é feito através de testes.
Portanto, pesquise pelo seu público e em qual horário ele está mais presente e comece postando e mensurando os resultados.
Para realizar estes testes, existe uma forma muito simples.
Pegue um conteúdo que você vai postar e realize sua postagem em regra de 3 (três dias diferentes da semana, em três horários diferentes e com três tipos de linguagens diferentes).
Pronto, agora você irá ver qual deu mais resultado e focar seus posts similares a esse.
Para fazer postagens com qualidade, é necessário que tanto seu texto quanto sua imagem estejam com qualidade.
Para isso, existem editores de imagem online gratuitos que irão te ajudar. Experimente usar o canva ou o spark, que são ferramentas muito úteis e bem simples de se mexer.
Quais redes sociais usar?
Essa resposta você também só irá encontrar se descobrir quem é o seu público. Assim como os horários, as redes sociais são definidas pela sua audiência.
Se você vende serviços para empresas, o mais recomendado é que você esteja presente no LinkedIn. (Confira nesse link um artigo com as melhores dicas de como não se comportar no Linkedin).
Mas caso você venda muitos produtos para o público jovem, foque suas estratégias no Instagram.
Você deve saber bem o objetivo de cada uma dessas redes.
Por exemplo, o Instagram é uma rede social muito mais visual, onde o seu foco deve ser imagens que irão cativar o seu cliente.
Já o LinkedIn, é mais focado em grandes textos com conteúdos relevantes voltados ao assunto profissional.
O Facebook é uma mistura de imagens, textos, e vídeos. Se você souber utilizar bem essa combinação, sem grandes exageros, você terá muito sucesso.
Agora, o Twitter é uma rede que se utiliza de frases curtas e de impacto.
Trabalhe através de testes, como sempre, que você certamente terá muito êxito e satisfação em começar a gestão de suas redes sociais.
Lembrando que você não deve logo de cara começar a investir em todas as redes sociais. Faça uma pesquisa de onde o seu público está e comece uma por vez, até ter o total domínio sobre todas estas ferramentas.
Não foque apenas em seus produtos ou serviços
É certo que as redes sociais são usadas para que as empresas realizem grandes vendas, porém, elas acontecem por consequência, e não devem ser o principal objetivo das empresas.
O foco nas redes sociais deve ser principalmente no cliente.
Portanto, em vez de postar a todo o momento sobre seus produtos, preço, e detalhes para chamar a venda, poste algo que realmente irá impactar o seu consumidor.
Uma ótima sugestão é postar conteúdos que ensinam e educam seu cliente para melhor utilizar o seu produto.
Por exemplo, se você tem uma loja e vende produtos de maquiagem, você pode postar conteúdos ensinando como fazer uma maquiagem para festa ou para o dia-a-dia, com os produtos que você vende.
Ou se você tem um academia de musculação, pode postar conteúdos ensinando a ter uma alimentação saudável, dicas de pré e pós treino, até mesmo exercícios que se pode fazer em casa para manter uma vida mais saudável.
Parte do seu público irá tentar fazer exercícios em casa, mas todos sabemos que esse tipo de atividade tem suas dificuldades e quando optarem por se exercitar em uma academia, irão pensar em quem esteve ao lado deles ajudando a alcançar seus objetivos e não em quem só pensou em vender seus serviços.
Isso mostra sua preocupação em ensinar seu público e faz com que eles se engajem com seu conteúdo.
E através disso, você terá preferência quando o cliente precisar de seu produto ou serviço, e suas vendas irão aumentar, consequentemente.
Saiba trabalhar as interações, inclusive as negativas
É importante que você saiba que as pessoas são temperamentais e, a qualquer momento elas podem estar estressadas nas redes sociais e realizar algum comentário negativo sobre sua empresa.
Na maioria das vezes, não é culpa sua, mas isso sempre irá acontecer. E é importante que você saiba gerir isso, para não deixar que aconteça sempre.
Quando alguém realizar uma interação negativa ou ofensiva a sua empresa, você deve no exato momento ou em até 24 horas, chamá-la no bate papo privado do Facebook para uma boa conversa, além de deixar uma resposta positiva na interação para que as pessoas não pensem que você o deixou sem resposta.
Pergunte por quê ela disse aquilo e o que você pode fazer para deixá-la satisfeita. Não tente justificar o que causou a insatisfação do cliente, apenas saiba pedir desculpas e tentar reparar o erro cometido.
Uma simples conversa assim é muito poderosa, pois irá mudar a concepção que o cliente tinha sobre você e sua empresa e fazer com que ele apague e faça um comentário positivo.
Agora, é importante também responder às interações positivas. Caso você receba um elogio ou um comentário qualquer, esteja pronto para comentar publicamente, e assim gerar um bom relacionamento com seu consumidor.
Ferramentas
Se sua empresa tem poucos funcionários e ainda não tem condições para contratar algum especialista para fazer a gestão das redes sociais da sua empresa, existem algumas ferramentas que vamos te indicar.
MLabs – A MLabs é uma ferramenta de automatização. Através dela você pode programar posts e automatizá-los, para que você não precise ficar o tempo todo online. Deixe que a MLabs faça isso por você.
Hootsuite – Através da Hootsuite você pode realizar um gerenciamento completo de sua empresa nas redes sociais. Realize pesquisas, monitore o engajamento, e tenha um painel otimizado para tomadas de decisões.
Canva – o Canva é uma ferramenta de designer. Para realizar posts de qualidade é necessário que o design também tenha qualidade. Use o canva para fazer essa tarefa, caso não queira contratar um designer para criar suas artes.
BuzzSumo – Através da BuzzSumo você pode obter estratégias focadas no engajamento e monitorar qual de suas postagens está tendo mais sucesso com seus clientes.
Então, agora que você já sabe de todas essas dicas, está na hora de começar a colocar em prática.
Muito obrigado por sua leitura, e se você gostou, compartilhe com seus amigos!