Atrair e reter clientes se tornou o desafio do século XXI para as empresas. Os consumidores se tornaram muito exigentes e pouco apegados à marca. Então, como atrair novos clientes para o seu negócio? O Marketing Digital existe para isso. Continue a leitura e você irá aprender.
Nunca foi tão difícil aumentar a carteira de clientes como é atualmente. A era digital cresceu de uma forma tão rápida e hoje já toma conta de todos os tipos de negócios.
Não é mais aceitável uma empresa que deseja aumentar suas vendas, mas não conhecer para quem se vende. Ou seja, conhecer o cliente e torná-lo o centro dos negócios é questão de obrigação.
As pessoas têm a necessidade de se sentirem únicas. Desde o primeiro contato com a empresa até a compra final, o consumidor espera que seja tratado com cordialidade.
O Marketing Digital surgiu para ajudar com esse desafio. E existem algumas técnicas que você pode usar no seu negócio para atrair mais clientes e fidelizá-los, a ponto de conseguir mais vendas através de indicações.
Conheça seu público
Conhecer o seu cliente é a primeira coisa que se deve fazer se você deseja conquistar lugar no mercado.
Como foi citado acima, o consumidor tem necessidade de se sentir único, e a única forma de isso acontecer é você conhecendo quem está comprando seus produtos ou serviços.
Hoje em dia já não basta fazer ações, ofertas e promoções, se você não souber os detalhes básicos do seu cliente ideal.
Portanto, uma boa pesquisa irá te auxiliar a conhecer o seu público e economizar esforços e dinheiro na hora de captar novos clientes.
Público-Alvo e Persona
Você sabe a diferença entre o público-alvo e persona? Se não sabe, irá aprender agora de uma vez por todas.
O público-alvo é a definição de quem é o cliente que você deseja alcançar.
Você define o público-alvo através de uma pesquisa dos seus clientes atuais para fazer uma média, como por exemplo, a faixa etária, se é mais feminino ou masculino, qual é a região onde mora, etc.
Você define este público com as informações de modo geral.
Já a Persona é o seu cliente ideal. Com os dados do público-alvo você irá segmentar ainda mais e tirar informações exatas, e aí se chamará Persona.
Para definir uma persona é interessante que você faça como se fosse um personagem mesmo. Coloque nome, idade, sexo, escolaridade, profissão, salário, hobbies, quais são os medos e preocupações.
Tudo o que tiver de mais importante de informações você pode acrescentar a essa Persona.
Isso servirá para você desenvolver ofertas e campanhas mais assertivas com maior chances de converter em compras.
Você pode utilizar a persona também para escrever textos em blogs do seu site ou redes sociais, com a linguagem do seu cliente, para que ele possa ter mais engajamento com sua empresa.
Atendimento durante e após a venda
Essa parte é fundamental para se ter sucesso com seus clientes.
Não adianta você ter um produto de qualidade se não tiver um bom relacionamento com o seu cliente.
Portanto, você deve focar no bom atendimento. A internet está aí para te ajudar com isso.
Dizem que as redes sociais se tornaram o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) do século XXI.
Portanto, usá-las para conversar com seu cliente, receber pedidos, sugestões e reclamações é uma ótima estratégia.
Caso você ainda não tenha tanto domínio sobre as mídias digitais, pode contar com a ajuda de algum especialista que você conheça.
O importante é saber que o atendimento ao cliente deve ser sempre prioridade para seu negócio.
Blog Corporativo
Agora chegou a hora em que seu negócio está ganhando mais estrutura.
Que tal começar a criar um blog para sua empresa?
Acontece que, as pessoas estão o tempo todo online fazendo buscas no Google sobre conteúdos diversos.
Apostar nos blogs corporativos irá te ajudar a ganhar mais reconhecimento do seu público e aumentar o engajamento com sua empresa.
Você pode começar a escrever conteúdos dando dicas sobre algum assunto que está relacionado ao seu serviço ou produto. Os clientes amam receber dicas e ajudas.
Se ainda não estiver pronto para implantar blogs em sites, comece escrevendo através das redes sociais.
Mas lembre-se, o que você escrever deve ser de extrema qualidade e que gere valor ao seu público.
SEO
O SEO significa Otimização de Ferramentas de Busca, já traduzido ao português.
Basicamente é a estratégia para você otimizar o posicionamento do seu site no Google (O maior buscador online do mundo) e ser encontrado mais facilmente.
Através dos textos publicados em seu blog, como citado acima, você pode optar por definir palavras-chave que são importantes para você ser encontrado na internet.
O SEO é algo que demanda um pouco de esforço e trabalho, porém, o resultado pode ser o aumento de vendas, faturamento, e reconhecimento do seu negócio, em grande escala.
Pedir ajuda a um especialista em SEO é uma ótima sugestão para começar esta estratégia.
Anúncios (Tráfego Pago)
Se você está no começo de sua vida no mundo digital e precisa ser reconhecido, a melhor estratégia é utilizar o tráfego pago.
Grandes ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads servem para você conseguir alcançar mais pessoas para o seu negócio.
Você define seu orçamento, pode ser qualquer valor, e começa a anunciar para que conheçam seus serviços.
Dependendo do desempenho de seus anúncios você pode receber o retorno em ligações telefônicas, compras online, visitas ao seu estabelecimento e muitas outras ações que o cliente pode fazer.
Landing Pages
As Landing Pages são páginas de captura de contatos. Elas servem para que você entregue algum conteúdo gratuitamente ao seu público, e em troca eles deixam seus contatos (e-mail, nome, telefone).
Isso servirá para que você continue alimentando o seu público através de e-mail marketing e mensagens com conteúdos para que gere engajamento.
E assim, quando você for realizar uma oferta de venda, esses contatos terão maior facilidade em decidir comprar.
Portanto, comece a pensar em alguma dica ou algum material que você pode entregar gratuitamente em troca desses contatos na landing page, um Ebook, ifografico, etc.
Leva um pouco de trabalho para realizar todo este processo, porém, a longo prazo você terá resultados surpreendentes.
E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma estratégia de disparo de e-mails automatizados para uma lista de contatos.
Podem ser listas deixadas nas Landing Pages citadas acima, ou se você tiver uma base de clientes, pode utilizá-la também. Mas jamais compre listas de e-mails, essa pratica é completamente não recomendada ?.
Através de plataformas de automatização, você consegue realizar disparos de e-mails com títulos chamativos, conteúdos atrativos e no final colocar alguma chamada para ação, que irá convencer o leitor a realizar uma ação após a leitura.
Essa chamada para ação pode ser um botão que o levará ao seu site ou uma página de compras, realizar uma chamada telefônica, etc.
Existem plataformas gratuitas de e-mail marketing, como a mailchimp, por exemplo.
Você pode se aprofundar mais sobre o assunto antes de começar. Mas o e-mail marketing é uma ótima estratégia para você começar de vez sua vida no marketing digital.
Conteúdo Viral
Bom, agora, tanto em blog, quanto e-mail marketing, redes sociais e landing page, o seu conteúdo terá muito mais reconhecimento se for algo Viral.
Mas como assim, algo viral?
Se você postar algum conteúdo que tenha valor e seja atrativo ao público, ele irá compartilhar em sua rede social, gerando assim, cada vez mais visualização e interação ao seu negócio.
Humor
Agora, todas estas estratégias podem ser falhas se você não tiver humor em suas publicações.
As pessoas têm a vida tão estressada no dia a dia que você pode ser visto como algo que irá alegrar o momento delas.
Portanto, alinhar o seu objetivo de vendas e atrair mais clientes com um bom senso de humor será extremamente recompensador para você. De seriedade já basta a rotina diária de cada um.
Essas foram as maiores dicas de Marketing Digital para atrair novos clientes, e serão infalíveis se você aplicá-las ao seu negócio.
De qualquer forma, nós estamos aqui para te ajudar.
Muito obrigado por sua leitura, até a próxima!