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Aumentar as vendas é algo desejado por todos os empresários. Se você deseja aumentar o faturamento, a carteira de clientes e conquistar mais reconhecimento no mercado, você irá conhecer algumas estratégias de marketing que irão te ajudar. Continue esta leitura até o fim! 

Nunca foi tão difícil conquistar mais clientes e aumentar as vendas como tem sido nos dias atuais.

O consumidor está cada vez mais exigente, e as empresas estão inovando a todo momento para conseguir conquistar o mercado.

O que fazer então, para crescer em vendas e faturamento do seu negócio?

É para responder essa pergunta que surgiu o Marketing Digital. Através dele, os processos para conhecer o cliente e definir estratégias assertivas se tornou muito mais prático e rápido.

Através do Marketing Digital você pode criar um relacionamento mais próximo com o seu cliente, entender suas necessidades e realizar mais vendas.

Então, continue acompanhando para aprender algumas dicas imperdíveis para aumentar as suas vendas!

Conheça seu cliente

Conhecer o cliente é o primeiro e principal passo se você deseja realmente crescer no mercado.

Acontece que o cliente não aceita mais ser tratado de forma generalizada. Ele exige atenção e tratamento especial.

E por este motivo, você precisa conhecer quem é a pessoa que compra seus produtos ou serviços.

Uma boa maneira de começar a conhecer o seu público-alvo é construir uma persona.

O que é Persona?

Persona nada mais é do que um personagem fictício que remete ao seu cliente ideal.

Construir esta persona é de extrema importância, pois assim você saberá qual é a linguagem do seu cliente, qual é a mídia que ele mais usa e qual é o horário que ele está disponível para receber uma oferta.

Portanto, você deve começar primeiro construindo uma imagem de como é o seu cliente ideal.

Como definir sua persona?

Para  você construir sua persona, pegue todos os clientes que você tem atualmente e faça uma média.

Qual é a média de idade, a média do salário, onde mora, tem quantos filhos, qual é o emprego, o que gosta de fazer nos finais de semanas, e todas as informações que você julgar importante.

E para tornar sua persona mais completa, você pode dar um nome à ela. Assim, você saberá como se conectar melhor ao seu cliente ideal.

Ofereça soluções e não produtos/serviços

Oferecer somente o produto em que se está vendendo já é uma estratégia ultrapassada há muito tempo.

Os clientes já sabem sobre o seu produto muito antes de você oferecer a eles.

O que eles precisam saber é da solução que eles vão ter caso comprem com você.

Por que o consumidor está consumindo algum produto seu? O que ele irá agregar de valor para a vida do cliente?

É nisso o que você precisa focar. Então, quando for fazer uma oferta, não fale do seu produto, fale das soluções e do valor que ele acrescenta na vida do futuro comprador.

A Persona serve para isso também, pois antes de você tentar vender, já vai saber a solução exata que o seu cliente precisa ouvir.

Atingindo seu cliente pela dor ou prazer

Como parte da solução também, uma sugestão é você conhecer qual é a dor ou prazer do seu cliente, e como o seu produto pode satisfazer.

Se você conhece qual é a dor da sua persona, você pode preparar soluções que irão amenizar esta dor.

Ou se você sabe qual é o prazer que esta persona tem, por que não oferecer soluções que irão intensificar este prazer?

Por exemplo: Se você vende sapatos, você pode oferecer um sapato que irá confortar os pés de seu cliente, evitando que causem calos e desconfortos que ele já tem com os calçados que usa.

Viu a diferença do que vender somente o produto? Neste caso, você vendeu a ideia de que o produto irá confortar a dor do cliente.

E assim você poderá fazer com qualquer produto ou serviço.

Invista em Marketing Digital

Isso já deveria ser obrigação para qualquer negócio.

Os clientes passam a maior parte de seus dias no mundo digital, e por que sua empresa também não marca presença por lá?

O Marketing Digital é uma ferramenta muito ampla, e existem diversas estratégias e caminhos a percorrer para obter sucesso nesta área.

Você pode começar criando conta nas redes sociais e postando conteúdos sobre seu produto que gerem valor a sua persona.

Por exemplo, se você vende sapatos, novamente, você pode postar um texto explicando a diferença de uma marca para a outra, a qualidade das marcas, qual é o tipo de sapato ideal para cada tipo de pé, etc.

Conteúdos assim conseguem gerar grande engajamento do público, fazendo com que ele se reconheça com sua marca.

O ideal é que você conte com a ajuda de alguém que já conheça o marketing digital para te auxiliar em como você pode começar de fato.

Upsell e Cross sell

Calma, não se assusta não, que essas palavras são somente termos de algo muito simples.

Na verdade, o Upsell é quando você tem um cliente que já contrata os seus serviços mensalmente, e em certo mês ele resolve aumentar o plano, assim, gerando maiores vendas para você.

E o Cross Sell é quando você vai vender certo produto, e oferece algum a mais para o cliente. E assim, ele acaba levando mais do que aquilo que iria levar.

Estas são grandes estratégias para aumentar as suas vendas.

Através dos pontos falados anteriormente, como oferecer soluções, trabalhar na dor e no prazer da persona.

Outra forma de você utilizar estas estratégias é oferecer descontos.

Você deve pensar no preço do seu produto e no quanto você está disposto a oferecer de desconto caso o cliente queira levar um segundo produto.

1 é R$3,00 e 2 é R$ 5,00” Esta frase que nós ouvimos muito de vendedores ambulantes são muito efetivas.

Acontece que, se somando o preço de só uma unidade dá um preço maior do que a “promoção” que está sendo divulgada, por que não levar logo os dois que se pagaria mais barato?

Entendeu a lógica? Isso ativa uma sensação de pagar mais barato na cabeça do consumidor. E fará com que ele realize um UpSell em suas vendas.

Recebendo Feedback dos clientes

Receber Feedback dos clientes é importante para duas coisas, com a opinião do cliente você consegue saber exatamente o ponto que precisa melhorar, e também você consegue utilizar desses feedbacks como estratégia de venda.

Então, é fundamental que sempre quando for realizar um contato ou alguma venda com seu cliente, pergunte a ele sua opinião sobre seus produtos, seu atendimento, a empresa, e tudo o que for importante.

Somente com a opinião sincera de seu cliente você pode saber a situação de seu negócio e o que fazer para melhorar.

Prova Social

Através do Feedback fornecido pelo cliente, você pode utilizar para convencer o próximo.

Ou seja, se o seu consumidor te elogiou, gostou do seu produto, e fez questão de expor isso. Deixe este feedback claro e visível para que todos os outros possam ver.

Não há nada mais convincente de comprar algum produto do que ver uma prova social e saber que já foi aprovado por outra pessoa.

Portanto, se você tem um site, redes sociais, qualquer tipo de mídia e estratégias de Marketing Digital, deixe estampado as provas sociais de seus clientes.

Forneça um excelente pós-vendas

Agora, não adianta nada você realizar ótimas vendas se na hora do suporte você frustrar as expectativas de seu cliente.

Portanto, seja paciente e simpático sempre que o seu cliente precisar de você.

Se precisar trocar ou devolver, faça. Se tiver reclamação, ofereça uma solução vantajosa ao seu cliente.

Nunca deixe o seu consumidor sem resposta ou sem solução, pois é dele que depende o seu negócio.

Então, oferecer um excelente pós vendas é ideal para todo o processo de aumentar as suas vendas.

Bom, essa foi a leitura de hoje. Espero que tenha sido útil à você. E se for bem aplicadas todas estas dicas, com certeza você conseguirá aumentar as suas vendas de modo surpreendente.

Até mais!